AJUDANDO AS FAMÍLIAS A IMPLEMENTAREM O PECS® EM CASA
A consultora da Pyramid Jesseca Collins, M.Ed., BCBA, dá recomendações para apoiar a colaboração com as famílias para que elas se sintam confiantes na implementação do PECS® em casa.
COMUNICAÇÃO no DIA A DIA: APOIO ÀS FAMÍLIAS E IMPLEMENTAÇÃO DO PECS EM CASA
Trabalhar, pagar as contas, lavar roupa, fazer compras, cozinhar, limpar, levar as crianças para a escola/atividades, malhar, assistir aquele programa de TV favorito… Quando no mundo há tempo para criar oportunidades de comunicação? É claro que queremos que todos os alunos se comuniquem desde o momento em que acordam de manhã até a hora em que vão para a cama à noite. Enquanto no papel isso parece ótimo, na prática pode parecer avassalador. Para os alunos que usam o Sistema de Comunicação por Troca de Figuras (PECS®), recomendamos consistência na implementação do protocolo em todos os ambientes. Portanto, ter a família do aluno a bordo é uma parte importante da comunicação bem-sucedida.
COMO INCENTIVAR OU APOIAR AS FAMÍLIAS A IMPLEMENTAR?
Tenha comunicação aberta e colaboração – Inicie uma comunicação aberta com a família e apoie-a a aprender a implementar. Explicar PECS®, modelar, treinar e dar feedback são importantes para que a família se sinta confortável em implementar.
- Compartilhe vídeos com as famílias da comunicação do aluno com você na escola ou na clínica.
- Permita que as famílias participem de horários escolares ou clínicos agendados para obter orientação sobre como implementar o PECS®.
- Faça alguma prática com as famílias remotamente ou em uma visita domiciliar para que você possa mostrar como implementar.
- Ajude a família fazendo figuras para eles usarem em casa.
- Compartilhe links devídeos gratuitos sobre o PECS®
- Incentive as famílias aparticipar de treinamentos para aprender sobre o PECS® em primeira mão
Conecte-se com os valores da família – É importante falar com a família sobre seus objetivos e esperanças/sonhos para seu filho e família. Ao encorajarmos as famílias a usar e ensinar o PECS® em casa ou na comunidade, queremos ter certeza de que isso é algo com o qual elas estão comprometidas com seus filhos… não simplesmente porque lhes dizemos o que fazer. Certifique-se que o vocabulário que selecionamos e as oportunidades de comunicação que os ajudamos a criar são funcionais e conectados à sua cultura/comunidade.
Comece pequeno e aumente lentamente as expectativas – Conheça a família onde eles estão e discuta o que parece razoável para implementação em casa.
Isso pode ser feito em alguns passos simples:
Passo 1 – Pegue um pedaço de papel e faça uma lista das atividades ou coisas que acontecem pela casa (ex. jantar, hora da TV, banho, passeios pelo bairro, rotina para dormir, passeio de carro até a escola, executar tarefas, brincar com brinquedos, etc.)
Passo 2 – Ao lado de cada atividade, inicie uma lista de solicitações ou comentários que se encaixariam nessas atividades.
Passo 3 – Comece pequeno, faça algumas fotos da lista que você criou e defina uma meta de apenas criar 1-3 oportunidades de comunicação na próxima semana. Eventualmente, gostaríamos que o aluno tivesse suas figuras em uma pasta de comunicação e que ele carregasse isso, mas para começar basta ter as figuras na área da casa onde você vai usá-las.
Passo 4 – Repita e aumente lentamente as oportunidades e o vocabulário usado em torno da casa/comunidade.
Confira neste link uma variedade de ideias de aulas, planos de atividades e imagens gratuitas.
Simplifique – Não deixe folhas de coleta dados ou planos de aula complicados, a menos que isso tenha sido solicitado pela família. Algo tão simples como post-its ou um pedaço de papel de caderno pode ser usado para as famílias apenas verificarem se criaram uma oportunidade de comunicação. Se eles criaram três uma semana, na semana seguinte você pode aumentar para quatro ou cinco!
Reforce o Desempenho/Sucesso – Observe as famílias criando oportunidades de comunicação. Reforce-os com reconhecimento, relatórios de progresso do aluno ou qualquer coisa que funcione como um “salário” para a família.
A implementação bem-sucedida da comunicação ao longo do dia é uma abordagem baseada em equipe. Em última análise, não podemos controlar o que outros membros da equipe estão fazendo fora do nosso tempo com o aluno. Mas, gastar algum tempo planejando, verificando e comunicando regularmente sobre o que está indo bem, o que é difícil, o que é confuso ou o que está impedindo as famílias de implementar pode ajudar muito em uma eventual colaboração na criação de um uso mais integrado do PECS® em todos os ambientes.
SUPORTE ADICIONAL
Para obter suporte contínuo com habilidades de comunicação, implementação de CAA, o protocolo PECS e a Abordagem de Pirâmide, junte-se à nossa comunidade on-line no Facebook. Pesquise ““PECS User Support” no Facebook e solicite a adesão. Este grupo de mais de 30.000 profissionais, pais e cuidadores é monitorado por nossos Consultores da Pyramid de todo o mundo diariamente!
Pronto para iniciar o PECS? Visite nossa programação de treinamentos! Inscreva-se para um treinamento PECS Nível 1 para que você possa ver em primeira mão o protocolo de 6 fases apoiado pela pesquisa.
Escrito por Jesseca Collins, M.Ed., BCBA
© Pyramid Consultores Educacionais, LLC. 2023
Tradução: Soraia Vieira