Existem mandatos no campo da educação especial que agora exigem “Práticas Baseadas em Evidências”. Existem mais de 150 artigos publicados que fornecem evidências da eficácia do Sistema de Comunicação POR Troca de Figuras (Picture Exchange Communication System – PECS). Destacam-se abaixo as organizações que reconhecem o PECS como uma prática baseada em evidências, juntamente com artigos de revisão por pares. Veja a lista completa de artigos de pesquisa.
O Instituto Nacional de Saúde da Itália elaborou as Diretrizes para o Diagnóstico e Tratamento do Transtorno do Espectro do Autismo em 2023. O Painel sugere o uso do PECS® com crianças e adolescentes com TEA (Recomendação 11.1: Sistema de Comunicação por Troca de Figuras).
“Evidência positiva muito forte.”
É uma abordagem direta e positiva, econômica e não é demorada de implementar.
Os artigos revisados em pares da revisão de pesquisas revisados determinaram que o PECS é uma prática baseada em evidências. Uma revisão publicada na revista Preventing School Failure: Alternative Education for Children and Youth concluiu que o PECS é uma prática baseada em evidências para Comunicação, Socialização e Comportamento.