Fatos Sobre o PECS®

O PECS é uma forma de Comunicação Aumentativa/Alternativa (CAA)

CAA refere-se às maneiras como uma pessoa se comunica além de ou em adição a falar. A CAA pode ser usada por pessoas de todas as idades e habilidades. A comunicação alternativa pode ser usada quando uma pessoa ainda não começou a falar, ou parou de falar por qualquer motivo. A comunicação aumentativa pode ser utilizada quando a fala de uma pessoa nem sempre é compreendida, não é complexa ou específica o suficiente para atender às suas necessidades diárias. Existem muitas opções de CAA, como PECS, linguagem de sinais, sistemas de apontar e vocalizadores.

O PECS não inibe a fala!
A pesquisa mostrou que o protocolo do PECS não irá inibir ou impedir o desenvolvimento da fala de uma pessoa. De fato, pesquisas têm mostrado que o protocolo do PECS auxilia no desenvolvimento da fala, e as estratégias de ensino utilizadas podem ajudar algumas pessoas a falarem mais!
O PECS pode ser implementado por qualquer pessoa

A Pyramid Educational Consultants fornece treinamento para todos e já ensinou milhares de pessoas, incluindo educadores, pais, cuidadores e irmãos a implementarem o PECS com sucesso em muitos ambientes. Profissionais de diversas áreas, incluindo terapeutas ocupacionais (OTs), fonoaudiólogos, fisioterapeutas, para profissionais, professores, assistentes sociais, analistas do comportamento e outros, também aprenderam a implementar o PECS com crianças de 18 meses até adultos na faixa etária dos 80 anos. Há uma extensa pesquisa mostrando que cuidadores e profissionais com formações variadas quando treinados podem implementar o PECS em casa, na escola ou na comunidade. Recomendemos fortemente a participação dos Cursos PECS ofertados pela Pyramid, pois eles apoiarão os indivíduos no aprendizado sobre o protocolo e sua implementação com fidelidade. Todas as fases do protocolo do PECS estão descritas em detalhe no Manual do PECS. Pyramid oferece muitos recursos gratuitos em nosso site e vídeos informativos em sites como o YouTube®. 

PECS ensina Comunicação Expressiva
As primeiras fases do Protocolo do PECS se concentram em ensinar o aluno que a comunicação envolve a entrega de uma mensagem a outra pessoa. Nosso foco é ensinar habilidades de comunicação imediatamente essenciais, para que nossa implementação inicial se concentre nos interesses do aluno. Iniciar a comunicação e solicitar são as primeiras habilidades ensinadas no PECS, e o protocolo leva ao ensino dos comentários (por exemplo: Eu sinto, Isto é, Eu não gosto e mais!), responder perguntas e se envolver em conversas. Trabalhamos rapidamente para ensinar aos nossos alunos habilidades de autodefesa começando com a indicação de “não” e trabalhamos diligentemente para honrar suas escolhas. O PECS não se trata apenas de ensinar os alunos a pedir coisas, mas a pedir ajuda, a participar de atividades com os outros, fazer perguntas, indicar quando eles não querem algo e outras habilidades importantes para eles.
PECS utiliza Estratégias de Ensino Eficazes
Ao iniciar o PECS, ouvimos e observamos atentamente os alunos que estamos ensinando a comunicação e começamos com interações lideradas por eles. Para ensinar qualquer habilidade, muitas vezes utilizamos ajuda. Ajudas são estratégias de ensino que auxiliam um aluno a adquirir habilidades, como comunicação, que ele ainda não executa sem assistência. Uma ajuda nunca é restritiva, limitante ou usada para fazer alguém fazer algo. Muitos dos nossos alunos jovens ainda não respondem às instruções faladas ou à modelação de ações físicas. A ajuda inicial (normalmente ajuda física) no protocolo PECS é usada para auxiliar um comunicador emergente a ser bem-sucedido com o auxílio físico a mover a figura. O protocolo PECS difere de outras estratégias de comunicação porque prioriza ensinar os indivíduos a iniciar, em vez de esperar que um parceiro de comunicação inicie, por exemplo, perguntando aos alunos o que eles querem. O parceiro de comunicação sempre espera que o aluno comece ou “vá primeiro” na interação. Se o aluno protestar fortemente ou resistir, imediatamente paramos de fornecer ajuda para trocar figuras. Trabalhamos rapidamente para identificar o que eles precisam ou estão interessados, mas nunca exigimos comunicação. Nosso objetivo é uma comunicação independente e autônoma, por isso eliminamos TODAS as ajudas o mais rápido possível com base no desempenho do aluno.
O PECS não requer materiais complexos ou específicos
O PECS é um sistema de comunicação baseado em figuras. O usuário do PECS precisa de uma maneira de armazenar, acessar e transportar suas figuras. Há flexibilidade na criação dos materiais utilizados para o ensino do PECS. Pesquisas independentes sustentam que o tipo de figura não faz parte do protocolo, e recomendamos usar o que for mais conveniente para sua equipe e apropriado para o seu aluno. Para garantir que as figuras sejam duráveis, a planificação é frequentemente usada para proteger as figuras. No entanto, outras opções estão disponíveis, como papel contact, protetores de folhas, etc., e muitos dos materiais podem ser “caseiros”. Adoramos ver as maneiras criativas como as famílias e os profissionais preparam materiais enquanto ensinam seus alunos a se comunicarem com o PECS.
O PECS e a Abordagem em Pirâmide foram criados para capacitar indivíduos a ensinar e aprender
A Abordagem Educacional em Pirâmide® (AEP), desenvolvida pelo Dr. Andy Bondy, fornece aos educadores e famílias especificidades sobre os Porquês, O Que e Como Ensinar. Sua abordagem enfatiza a importância de perguntar: “Como eu ajudo alguém a aprender?” Ele fornece uma estrutura para criar ambientes de aprendizagem eficazes, para que cada pessoa possa se envolver ativamente em atividades significativas e funcionais. A AEP é uma abordagem baseada na ciência, que ajuda as equipes educacionais e as famílias a apoiarem os indivíduos a desenvolver habilidades da melhor maneira abrindo portas para uma vida plena, feliz e gratificante para o aluno. A AEP combina uma abordagem funcional e a análise do comportamento, enfatizando a importância da comunicação funcional e da generalização. Os Consultores da Pyramid em todo o mundo possuem várias credenciais, incluindo analistas do comportamento, fonoaudiólogos, psicólogos, professores certificados e muitos outros. Nossa equipe é apaixonada e nos orgulhamos de nos envolver consistentemente em conversas contínuas com os alunos, suas famílias e equipes educacionais para priorizar quais habilidades são mais valiosas para ensinar.
O PECS usa o Vocabulário Fringe e Core
Tal como acontece com as crianças em desenvolvimento típico, incorporamos o vocabulário à medida que se torna significativo para os nossos alunos. O vocabulário inicial é um vocabulário “fringe” para que o aluno possa se comunicar sobre itens e atividades específicas. À medida que as palavras “core” se tornam significativas, adicionamos essas figuras a pasta de comunicação do PECS dos nossos alunos.
PECS e Processadores de Linguagem Gestalt
O PECS pode ajudar a expandir as habilidades de comunicação para todos os indivíduos, incluindo alunos que podem ser considerados Processadores de Linguagem Gestáltica (GLPs).
O PECS segue um protocolo manualizado e é uma prática baseada em evidências
O corpo de pesquisa que apoia a eficácia do PECS como uma prática baseada em evidências é substancial e continua a se expandir, com mais de 240 artigos de pesquisa de todo o mundo. A pesquisa é atual e só em 2023 foram publicados mais de 20 artigos sobre PECS.