O Que É A Abordagem Educacional Da Pyramid®?

A Abordagem Educacional da Pyramid é uma estrutura abrangente para criar e estabelecer ambientes de aprendizagem eficazes. Projetado por Andy Bondy, PhD, e baseado nos princípios funcionais da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), a Abordagem da Pyramid oferece uma base sólida para aqueles que ensinam em ambientes de educação, trabalho, casa ou comunidade. Este modelo único beneficia indivíduos com diferenças de desenvolvimento, autismo, desafios de comunicação e / ou outras complicações de aprendizagem em todas as idades.

Maximizar os resultados do aluno requer não apenas informações sobre o que e como ensinar – requer um plano para juntar todas as peças. A Abordagem da Pyramid fornece um guia claro para todos na equipe para determinar quais elementos serão abordados em uma ordem específica. Assim como a construção de uma pirâmide começa com o estabelecimento de uma base sólida antes de construir o corpo do edifício, a Abordagem da Pyramid começa com uma base sólida, baseando-se em uma abordagem baseada na ciência para ensinar.

A Abordagem da Pirâmide envolve uma distinção entre componentes estruturais e instrucionais.

Os elementos estruturais formam a base, criando um ambiente propício à aprendizagem. Esses elementos fundamentais incluem:

  1. Atividades Funcionais
  2. Sistemas de Reforço Poderoso
  3. Comunicação Funcional e Habilidades Sociais
  4. Aborda Comportamentos Contextuais Inadequados (CCIs)

Os elementos instrucionais formam o topo da pirâmide e incluem informações relevantes para a criação de lições eficazes. Os principais elementos incluem:

  1. Generalização
  2. Tipos de lições
  3. Estratégias de ensinar / ajuda
  4. Correção de erros (desenvolvida exclusivamente e adequada para estratégias de ajuda específicas)

Todos os elementos envolvem tomada de decisão baseada em dados, exigindo coleta e análise sistemáticas deles. Quando todos os elementos são combinados, a abordagem resulta em sucesso para os profissionais, pais e alunos. Ao implementar a Abordagem Educacional da Pyramid, você construirá um ambiente de aprendizado eficaz que resultará em progresso e maior independência.

A Abordagem da Pyramid enfatiza o “por que” da aprendizagem e “como” ensinar, em vez de simplesmente “o que” ensinar, permitindo que o programa de cada aluno seja adaptado individualmente para atingir suas metas de aprendizado.

O “o que” do ensinar

Componentes críticos para incentivar a independência em todos os ambientes

O "como" do ensinar

Estratégias sistemáticas para maximizar os resultados de aprendizagem de um indivíduo

Atividades Funcionais

Lições para desenvolver a independência usando materiais projetados para promover o uso prático e o desenvolvimento de habilidades a longo prazo

Sistemas de Reforço Poderoso

Sistemas visuais para mediar o acesso a reforçadores poderosos

Comunicação Funcional

Habilidades de comunicação necessárias para desenvolver a independência incorporada nas atividades durante o dia

Comportamentos contextualmente inadequados

Identificação do controle funcional de comportamentos contextualmente inadequados com foco no ensino e no apoio a substitutos equivalentes

Generalização

Metas de longo prazo são planejadas antes do início do ensino, abordando os recursos de estímulo e resposta

Lições Eficazes

Distingue e identifica os tipos de lições, incluindo lições discretas versus sequenciais, bem como lições iniciadas por professores versus alunos

Estratégias de Ensinar

Descreve um conjunto de estratégias baseadas em evidências que podem envolver a modelagem ou o uso de dicas juntamente com estratégias eficazes para remover estas dicas.

Correção de erros

Uso sistemático de estratégias de correção de erros projetadas para promover oportunidades de aprendizagem e combinam a estratégia com o tipo de lição

Para saber mais sobre como você pode usar a Abordagem da Pyramid para criar ambientes de aprendizado mais eficazes, recomendamos que você participe do Treinamento da Abordagem da Pyramid ou entre em contato conosco para agendar os Serviços de Consultoria.